domingo, 11 de janeiro de 2009

Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE) - Gestão 2009/2010

Merenda escolar é coisa muito séria

O CEPRO (Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras) parabeniza a eleição do Professor Jean Cerqueira, Diretor de Comunicação desta Entidade, como membro Representante dos Professores do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE) para a Gestão 2009/2010. Além dos professores, o CMAE é formado por membros do poder executivo, do poder legislativo e por representantes da Sociedade Civil.
A atuação dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96). Tendo como papel fundamental fiscalizar o correto funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, atuando no sentido de garantir à sociedade o fornecimento de refeições saudáveis e nutritivas aos estudantes da rede pública de ensino.
Três pilares devem sustentar os Conselhos Municipais de Alimentação Escolar: legitimidade, representatividade e eficácia.

O CMAE deve ser autônomo, privilegiando a transparência e socializando as informações para controle do orçamento e dos gastos públicos; deve buscar ainda integrar-se e articular com diversos fóruns sociais.

Aos governos cabe respeitar essa autonomia e proporcionar a formação continuada dos conselheiros.

CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores n.° 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
CEP 28.890-000
Telefax: (22) 2760-6238
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Site: cepro-rj.blogspot.com

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...