terça-feira, 7 de abril de 2009

Dia Mundial da Saúde




Há muito pouco para comemorar neste Dia Mundial da Saúde, que é celebrado todos os anos no dia 07 de abril.
A população brasileira seguidamente precisa enfrentar situações ruins e graves problemas nos estabelecimentos de saúde no Brasil, sobretudo, nas unidades públicas. Falta de médicos, de insumos básicos e de unidades especializadas para os atendimentos são os problemas mais comuns. Já os planos de saúde são quase sempre inviáveis para a grande parte da população por seus altos preços.
Poucas unidades hospitalares e postos de atendimento de saúde primam pela excelência.
A prevenção, que deveria ser a temática principal das redes de debates e discussões sobre as ações de saúde, nem sempre é lembrada.
Há muito pouco para comemorar, principalmente quando lembramos que a saúde de nossos trabalhadores está em risco, com técnicas, equipamentos e procedimentos obsoletos, que pouco ou nunca levam em consideração os princípios da ergonomia, evitando as famosas e temidas lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios relacionados ao trabalho (DORT – Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho).
Precisamos de uma nova forma de ver os cuidados de saúde, tanto os mínimos, quanto os mais complexos.
Nós do CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – temos a nítida certeza sobre a necessidade da prevenção como a melhor arma para evitar doenças e diversos problemas, ou pelo menos minimizá-los.
Temos que ter uma nova postura para que tenhamos algo para comemorar nesta data e não fatos a lamentar quando lembramos dela.
No Dia Mundial da Saúde, a palavra mais lembrada deveria ser respeito. Respeito ao paciente, respeito às normas de segurança em saúde, respeito ao profissional da área.

CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJTelefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...