sábado, 13 de junho de 2009

Campanha contra trabalho infantil tem foco na educação

Ocorreu neste último dia 12, no Congresso Nacional, a campanha para promoção do Dia Nacional e Mundial Contra o Trabalho Infantil (12 de junho), com o tema "Com Educação Nossas Crianças Aprendem a Escrever um Novo Presente Sem Trabalho Infantil".
A campanha deste ano para o Dia Nacional e Mundial Contra o Trabalho Infantil foi lançada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI.
O objetivo da ação é conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira para o enfrentamento das diferentes formas de exploração da mão de obra infantil. A campanha é composta de cartazes, spots de rádio e VT para televisão produzidos pela agência Fields Comunicação.
As peças serão distribuídas pelo FNPETI e pelos fóruns estaduais de erradicação do trabalho infantil aos municípios que solicitem participar da campanha e também nas escolas. Os cartazes abordam os temas do trabalho infantil doméstico, no lixo, na agricultura e na rua. O VT para a televisão está disponível para todos os canais abertos ou fechados que estiverem interessados em combater o trabalho de meninos e meninas em todo o Brasil.
A iniciativa tem o apoio da Agência de Notícia dos Direitos da Infância (ANDI), Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança, Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Plenarinho, da Câmara dos Deputados.
Segundo a secretaria executiva do FNPETI, o tema "educação" foi sugerido pela rede que atua no combate ao trabalho infantil pelo segundo ano consecutivo porque existe um consenso entre os fóruns estaduais e atores sociais de que a educação é uma das estratégias mais importantes e eficazes contra essa violação de direitos. "Pesquisas indicam que as crianças e os adolescentes que trabalham têm um rendimento escolar muito menor do que aqueles que não trabalham. E é de 5 a 15 anos de idade a faixa que mais concentra meninos e meninas em situação de trabalho, período da vida em que, por lei, eles devem estar estudando".
Para a presidência da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, o combate ao trabalho infantil é ainda mais importante em momento de crise econômica. "O Congresso tem que estar atento ao Orçamento público e às políticas a serem desenvolvidas para a proteção da infância. Especialmente em momento de crise econômica, quando há refluxo do mercado de trabalho no emprego formal. Devemos estar atentos para o subemprego que se cria nesses momentos, para não ser ocupado pelas crianças e adolescentes como trabalho precário e exploratório."Representantes de diversos grupos da sociedade e dos mais diferentes víeses políticos comentaram a importância da campanha para a educação da criança. Já a Diretoria do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), acredita ser possível erradicar o trabalho infantil no Brasil se forem estabelecidas metas e existirem ações políticas nesse sentido. Uma dessas ações seria a aprovação no Congresso da PEC (277/08) que prevê a educação obrigatória até o ensino médio.

CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...