quarta-feira, 24 de junho de 2009

Pelo parto normal e o direito de informação e de escolha

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (Sindenf-RJ) promoveu, neste domingo (21 de junho), na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a caminhada "Pelo parto normal e o direito de informação e de escolha". Objetivo foi conscientizar a população sobre a importância do parto normal.
Cerca de 300 pessoas participaram, incluindo profissionais de saúde, enfermeiros, parteiras e mulheres de várias faixas etárias, acompanhadas dos filhos. Os manifestantes exibiram cartazes e camisetas defendendo o direito de escolherem a melhor forma de darem à luz. O presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio, Pedro de Jesus Silva, e o médico francês Michel Odente, pioneiro em realizar partos na água e coordenador do programa Parteiras Francesas, prestigiaram o evento.
A Organização Mundial de Saúde informou que 45% dos partos realizados no Brasil são feitos através de cesáreas. O dado, segundo as autoridades, é alarmante, pois a OMS recomenda que o índice não ultrapasse 15%.
Os organizadores informaram que a caminhada coincidiu com a vitória na Justiça do sindicato para reabrir a casa de parto David Capistrano, em Realengo. A unidade de saúde, que foi vistoriada pela Vigilância Sanitária, voltou a atender as gestantes na última segunda-feira.
A organização do evento informou que o protesto visou chamar a atenção para o incentivo da prática do parto humanizado. Segundo o Sindef, 63% da população feminina no Brasil é composta por mulheres em idade fértil. Elas serão responsáveis por dar à luz aproximadamente 3 milhões de cidadãos brasileiros este ano, conforme divulgado pelo IBGE. Deste total, 98% irão nascer em hospitais, o que contribuiu para um gasto com internações obstétricas, no Sistema Único de Saúde, em torno de R$ 1 bilhão.

CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...