terça-feira, 1 de setembro de 2009

Britânicos na América em 1499


Final do século XV, um Novo Mundo estava sendo descortinado. Europeus navegavam de lá para cá, tal como fazem as rotas aéreas mais frequentes. Os principais reinos que para cá se dirigiam foram os de Portugal e da Espanha, garantidos pelo Tratado de Tordesilhas que dava aos seus soberanos a posse das novas terras. Ingleses, franceses, holandeses e outros também queriam sua fatia no bolo que logo se chamaria América.
Os primeiros britânicos que navegaram em direção ao Novo Mundo chegaram apenas sete anos após Cristóvão Colombo, navegador genovês a serviço da Espanha, ter desembarcado na atual América Central em 1492. Uma carta encontrada só agora revela tal descoberta, segundo o jornal inglês “Daily Mirror”.
Escrita pelo rei inglês Henrique VII, há 510 anos, ela sugere que um comerciante de cidade de Bristol, William Weston, partiu em direção à América em 1499. Acreditava-se que a primeira expedição inglesa teria sido a de Robert Thorne e Hugh Eliott em 1502.
Na carta, o rei instrui seu chanceler a suspender um mandado judicial contra Weston porque “ele em breve e com a graça de Deus, passará e navegará para buscar e encontrar, se conseguir, a nova terra”.
Doutor Evan Jones, do Departamento de História da Universidade de Bristol, acredita que essa foi provavelmente a primeira tentativa de encontrar a passagem Norte-Oeste, a rota marítima pela América do Norte para o Oceano Pacífico.
“A carta de Henrique é emocionante porque tão pouco se sabe sobre as primeiras expedições inglesas de descoberta. Ninguém tinha ouvido falar de William Weston até a carta revelá-lo como o primeiro inglês a liderar uma expedição à América”, revela o Dr. Jones.
A carta apareceu por acaso. Ela foi encontrada em 1981 e encaminhada ao historiador David Beers Quinn. Ele não a publicou, preferindo esperar que a historiadora Alwyn Ruddock divulgasse uma pesquisa sobre o explorador John Cabot.
Em seu testamento, Alwyn pediu que todos os seus escritos fossem destruídos, o que motivou Jones a tentar saber o que ela havia descoberto.

CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...