quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CEPRO no centro do maior evento social – 10 anos do Fórum Social Mundial






Passados 10 anos, um novo encontro vai avaliar o que ocorreu no mundo nesse período, desde a primeira edição do Fórum. Para nós, brasileiros e brasileiras, o momento é particularmente importante, pois talvez tenhamos a mais rica contribuição a dar a esse processo. Entre os dias 25 a 29 de janeiro acontece o Fórum Social Mundial (FSM) 10 anos, no Rio Grande do Sul.
A 10ª edição do FSM tem como princípio debater e apontar rumos para um modelo de desenvolvimento social mais justo e solidário. O FSM é um espaço de debate democrático de ideias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais e sindicais, organizações não-governamentais (ONGs) e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo.
Para comemorar a data, diversos eventos locais, regionais e nacionais serão realizados ao longo do ano em diferentes países. As atividades terão como identidade comum a crise global, entendida não apenas como crise econômica, mas também ambiental, alimentar, energética e civilizacional.
O retorno do FSM ao Rio Grande do Sul, em uma dinâmica de organização policêntrica, vai permitir inserir demandas das cidades desse eixo nas temáticas do Fórum.
Neste ano, o FSM ocorrerá, além de Porto Alegre, cidade que abrigou as três primeiras edições do evento, em mais cinco cidades: Canoas, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga.
O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – saúda a todos e todas que participam desta 10ª edição do FSM e celebra também a sua participação neste dia em que mostramos que queremos e lutamos para tornar o mundo um lugar melhor. Essa mudança é possível e mais do que necessária.
Aqui, no Rio Grande do Sul, o CEPRO está sendo representado pelos diretores, Prof.ª Guilhermina Rocha e Prof. César Gomes, presidente e secretário geral, respectivamente, onde convivemos com a diversidade social, cultural etc., existente em nosso planeta.
Estamos travando contatos com pessoas das mais variadas origens, indo ou vindo de algum lugar na busca por melhores condições de vida.
Faremos o nosso trabalho por aqui. Falaremos de nossos projetos e iniciativas e ouviremos centenas de outros, que contribuirão em nossa jornada futura. Para quem não conhece, apresentaremos Rio das Ostras, indissociável em nossa jornada na defesa do planeta e na luta por um mundo mais justo e igualitário.

Porto Alegre, janeiro de 2010.

CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Um comentário:

Raphael CS disse...

oi pessoal, vou me adiantando e pedindo para me contarem tudo o que aconteceu no forum, até amanhã dia 29/01...quero ficar informado, conto com vcs!!
abraços!

e Carpe diem et noctem!
http://diemenoctem.blogspot.com/

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...