sábado, 10 de abril de 2010

CEPRO PARTICIPOU DO ENCONTRO SOBRE O PLANO ESTADUAL DE CULTURA


“A vida cultural de uma cidade é chama, é fogo.
Não adianta a gente passar o tempo todo reclamando que o fogo é fraco,
não esquenta ninguém.
O negócio é ir botando lenha, nem que seja aos pouquinhos.
Assim, um dia,
a gente vai olhar e vai ver que aquele fogo pegou,
sem que a gente ao menos se desse conta ...”
(Wagner Hermuche)

O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – participou, no último dia 8 de abril, na Casa da Cultura Bento Costa Júnior, do encontro entre gestores públicos, artistas, organizações não-governamentais, além de estudantes e produtores culturais da cidade.
Este evento está sendo promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro em todo estado através de reuniões, que tem como finalidade discutir os aspectos culturais das cidades. Além de fomentar o diálogo e recolher subsídios para elaboração do Plano Estadual de Cultura.
Como desdobramento, no dia 29 de maio, haverá um encontro regional em Saquarema, reunindo representantes de vários municípios da região.
Consideramos importante a realização deste evento, que possibilitou um diálogo das “Culturas” locais, produzidas na diversidade cultural de Rio das Ostras.
Tratar desta diversidade cultural, reconhecendo-a e valorizando-a deve ser nossa missão, construindo mecanismos para a superação das desigualdades. Assim, o princípio da liberdade se afirma nas múltiplas possibilidades, na polissemia subjetiva que permite escolhas e novas ações.
Para o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras - as ações estão calcadas em construir projetos de preservação da história e memória de Rio das Ostras, uma vez que ela é o conjunto de crenças, mitos, conhecimentos, instituições e práticas por meio dos quais uma sociedade afirma sua presença no mundo e garante sua reprodução e permanência no tempo. Além de promover eventos voltados para a valorização de nossa diversidade cultural.

“Se você quer plantar para colher em seis meses, plante milho,
Se você quer colher em dez anos, plante uma árvore,
Se você quer colher toda vida, eduque um povo”.
(domínio público)

CEPRO- Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura de Rio das Ostras

DIRETORIA DO CEPRO
CENTRO CULTURAL DE EDUCAÇÃO POPULAR DE RIO DAS OSTRAS
Endereço: Avenida das Flores nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras/Rio de Janeiro - Cep:28.890-000
Tel.(22)2760-6238 e Cel.(22)9966-9436
Blog: cepro-rj.blogspot.com

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...