quinta-feira, 24 de junho de 2010

FRÉDERIC CHOPIN - O POETA DO PIANO - 200 ANOS.




Em 1º de março de 1810, Frédéric François Chopin, em francês, ou Fryderyk Franciszek Szopen, em polonês, nasceu na aldeia de Zalazowa Wola, Ducado de Varsóvia,na Polônia. Neste ano de 2010, portanto, é comemorado em todo o mundo o seu bicentenário de nascimento.

Chopin é conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Sua arte é comparada a de outros gênios do porte de Mozart e Beethoven. Sua influência duradoura na música perdura até os dias atuais e são muitos os seus apreciadores.

Foi um dos expoentes da música da chamada era romântica. E, em Paris, cidade que o acolheu, fez carreira e fama como intérprete, professor e compositor.

Chopin escreveu, predominantemente, para o piano, sendo que muitas obras são para piano solo. Seu repertório é essencial para este instrumento e usas composições exigem grande técnica dos seus intérpretes.

Quanto à expressividade musical, ela é marcada por profundo sentimento lírico, sendo o conjunto de sua obra considerado um dos pilares do romantismo na chamada música erudita do século XIX.

Chopin inovou nas formas musicais, como a balada e introduziu inovações nas formas existentes como a sonata, o prelúdio, o improviso, o estudo, o noturno, entre outras. Não deixou de dar um toque nacionalista quando mesclou sua música com elementos eslavos de sua origem natal.

Chopin, cuja saúde sempre foi debilitada, faleceu em Paris em 17 de outubro de 1849, aos 39 anos, vítima da tuberculose.

Por toda sua obra e pelo que ela representa para a história da música, este ano o mundo comemora seus 200 anos de nascimento e o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – rende esta justa e merecida homenagem a um dos Grandes Mestres da Música.



CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...