terça-feira, 29 de junho de 2010

REALIZADA EM BRASÍLIA A 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: O CEPRO ESTEVE PRESENTE





A 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária (II CONAES) aconteceu nos dias 16 a 18 de junho, em Brasília/DF, com o título: “Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável”.

Nos últimos anos realizaram-se no Brasil diversas conferências públicas em diferentes áreas. São momentos privilegiados de participação ativa da sociedade que possibilitam a expressão direta dos inúmeros interesses, necessidades, demandas e propostas dos vários segmentos ou setores organizados da sociedade, além da representação do poder público nas esferas municipal, estadual e federal.

Nesta perspectiva, o Conselho Nacional de Economia Solidária convocou o II CONAES, com o tema geral: “o direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a economia solidária como estratégia e política de desenvolvimento”.

Ao todo, foram realizadas 187 Conferências Regionais ou Territoriais, abrangendo 2.894 municípios brasileiros, com 15.800 participantes dos segmentos representativos locais de economia solidária. Esta etapa inicial elegeu 4.440 delegados para as conferências estaduais, sendo 1.022 do poder público, 1.094 das organizações sociais e 2.324 de empreendimentos econômicos solidários.

A seguir, na etapa intermediária, foram realizadas 27 Conferências Estaduais de Economia Solidária, entre os meses de março e maio de 2010, com a participação de 4.659 pessoas, entre delegados(as) e convidados(as).

Para a etapa nacional, foram eleitos(as) nas Conferências Estaduais 1.460 delegados(as), sendo 365 do poder público, 385 de organizações sociais e 730 de empreendimentos econômicos solidários.

Em resumo, este é o desafio: avançar no reconhecimento do direito a outra economia que conduza a outro modelo de desenvolvimento. Esse será uma conquista dos sujeitos políticos que constroem a economia solidária no Brasil e que reivindicam o reconhecimento do Estado Brasileiro na forma de instrumentos efetivos de políticas públicas e programas de economia solidária, com participação e controle social.

O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras -, que esteve presente em todas as etapas da II CONAES com delegados(as) eleitos(as), reconhece e participa dessa política. Além disso, já vem divulgando e atuando na campanha nacional: “Eu pratico a economia solidária”.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Nacional de Economia Solidária pelo telefone (61) 3317-6308 ou acesse http://www.mte.gov.br/


CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ  


Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...