quarta-feira, 28 de julho de 2010

CAMINHADA EM DEFESA DA VIDA


O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Outras – participou na sexta-feira, dia 23, de manhã, na Avenida Rio Branco, Centro do Rio de Janeiro, da Caminhada em Defesa da Vida, antecedida de missa na Igreja da Candelária, em lembrança das vítimas da, como ficou conhecida, Chacina da Candelária, ocorrida na madrugada de 23 de julho de 1993, quando oito jovens, sendo seis menores, foram mortos por supostos policiais.

O ato público foi provido pelo Movimento em Defesa da Vida, formado por diversas instituições comprometidas com a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, para lembrar a chacina e os 20 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os manifestantes, a maioria deles parentes e amigos das vítimas de violência, carregavam faixas e cartazes pedindo justiça e paz. Um ato cultural foi realizado na Cinelândia em frente à Câmara Municipal.

Na ocasião foi lembrada também outra chacina, que passou para a história como Chacina de Acari, acontecida no dia 26 de julho de 1990, quando onze jovens, entre eles sete menores, foram sequestrados por um grupo que se identificou como policiais. Oito jovens foram assassinados. O fato teve grande repercussão nacional e internacional. Até hoje não se sabe, oficialmente, o que motivou a matança. Transcorridos exatos 20 anos, o crime prescreveu em 25 de julho de 2010, sem o inquérito ter chegado aos responsáveis.

Quanto à Chacina da Candelária, sua origem continua não esclarecida. Dentre as hipóteses levantadas, uma é mais aceita, a que afirma que policiais envolvidos fariam parte de um grupo de extermínio e que foram contratados para fazer a “faxina” do centro histórico do rio de Janeiro. Neste caso, até o momento, foram condenados três acusados.

Nesta oportunidade, o CEPRO se solidariza com os parentes e amigos das vítimas de ambas as chacinas e cobra que os seus responsáveis sejam encontrados e julgados.

Acari e Candelária, nunca mais!

Diretoria do CEPRO


CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 




Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...