domingo, 4 de julho de 2010

DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO




No sábado, dia 03 de julho, comemorou-se o Dia Internacional do Cooperativismo. Esse dia foi instituído em 1923, no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional(ACI), com o objetivo de comemorar, no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados ao Cooperativismo. Originalmente, denominou-se Dia da Cooperação.

O tema definido pela ACI para o Dia Internacional de 2010 é “A mulher e o cooperativismo: conquistas e desafios para o empoderamento feminino”. A idéia é possibilitar uma reflexão sobre o empoderamento da mulher e seu papel no contexto das cooperativas, como formar de gerar autonomia econômica e trabalho decente para a população feminina, com ganhos para toda a sociedade.

A história do cooperativismo no Brasil vem de longa data. Consta que os Jesuítas se destacaram formando grupos de sociedade solidária, já em 1610. Esse modelo de sociedade, fundamentada no trabalho coletivo, perdurou por cerca de 200 anos.

Mas foi somente em 1874 que surgiu no país o movimento cooperativista que seguia os modelos europeus, baseado no trabalho associativo e na experiência de atividades familiares comunitárias.

Até os dias atuais foram adotadas formas diferenciadas de cooperativas, sendo o cooperativismo um dos fundamentos da atual Economia Solidária em franco desenvolvimento no país.

Hoje, o cooperativismo é visto como uma importante alavanca de conquista de um desenvolvimento mais equilibrado para o Brasil. Dessa forma, fortalecer a estrutura do cooperativismo é parte inseparável de uma política de desenvolvimento comprometida com a solidariedade e a justiça social.

O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – já engajado no projeto da Economia Solidária, vem se juntar aos demais com vista a lembrar esta data e reforçar o movimento para aprofundar e expandir o cooperativismo, como importante instrumento do desenvolvimento sustentável com igualdade social no País.


CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...