quinta-feira, 8 de julho de 2010

PORTO DO RIO, REVITALIZADO, COMPLETA 100 ANOS


O porto do Rio completa seu centenário no próximo dia 20 de julho, sem que a Companhia Docas do Rio de Janeiro tenha divulgado qualquer programação oficial comemorativa.

No entanto, já existem planos e obras em andamento, tanto dos governos federal, estadual e municipal, como de empresas, para empreender a revitalização da zona portuária.

Além do Porto, está em curso a modernização urbanística da região, incluindo Praça Mauá e bairros da Gamboa, Saúde e Santo Cristo.

O Porto, propriamente dito, terá aumentado a profundidade dos canais de acesso dos navios, mais espaço para atracamento no cais e maior capacidade de movimentação de contêineres.

Em resumo, além da revitalização de toda a área, as obras permitirão acesso de navios maiores e maior movimentação de pessoas e cargas.

A primeira fase tem orçamento previsto da ordem de R$ 350 milhões desembolsados pela Prefeitura e pelo Ministério do Turismo. A segunda, está prevista para consumir outros R$ 3 bilhões.

Todo esse recurso está sendo aplicado no chamado projeto “Porto Maravilha”, que incluirá ainda a revitalização do Morro da Conceição e da Casa da Guarda, com investimentos em iluminação pública, pavimentação, calçamento, drenagem, arborização e recuperação de patrimônios culturais. E incluirá mais a construção da Pinacoteca do Rio e do Museu do Amanhã.

Historicamente, o primeiro trecho do cais foi inaugurado em 1910. A vida urbana do Rio foi definida e estruturada em grande parte pelo e para o Porto. Além disso, a região serviu como local de desembarque de escravos no período colonial. A construção do atual porto foi considerada uma grande e custosa obra de engenharia para a época.

O CEPRO – Centro cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – tem posição critica sobre o assunto. Se, por um lado, a iniciativa em favor da arte e cultura é bem-vinda, por outro, precisamos estar atentos para que todo esse alto investimento não se torne comprometido com o não-cumprimento dos prazos, a elevação dos custos previstos e a descontinuidade administrativa, riscos sempre presentes em obras de vulto como esta.

CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ  


Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...