segunda-feira, 9 de agosto de 2010

IBGE APRESENTA O CENSO 2010 EM RIO DAS OSTRAS




Em solenidade realizada no dia 28 de julho, quarta-feira, à noite, na Câmara Municipal de Rio das Ostras, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentou o Censo 2010 para o município de Rio das Ostras.

A mesa diretora contou com a participação de autoridades locais do executivo e do legislativo, além da representante do IBGE, Sra. Taísa. Ao evento, compareceram mais de duzentos munícipes e convidados.

O objetivo principal do encontro foi tirar as dúvidas da população e contribuir para a realização do Censo 2010 em Rio das Ostras de forma mais participativa.

Diante das diversas perguntas apresentadas e respondidas pela representante do IBGE, algumas novidades e curiosidades a respeito do Censo foram surgindo. O Censo adotará como data-padrão para o seu questionário o dia 31 de julho de 2010, que ficará como que “congelado”, isto é, todas as perguntas deverão ser respondidas como se estivessem sendo feitas naquela data.

Desta vez haverá opção para responder via internet, a partir de um código de acesso, com prazo para resposta de até 10 dias. Após este prazo, o recenseador voltará ao local.

Um ponto bastante comentado foi o da segurança. A representante do IBGE disse que este ponto é de fato importante e que a população ficasse atenta. Ressaltou ainda que os recenseadores estarão uniformizados com colete, boné e crachá com foto. Em caso de dúvida, orientou ligar para o telefone disponibilizado para este fim: 0800-721 81 81

Quanto ao período realização do Censo em andamento nacional, o previsto é iniciar em agosto e concluir em outubro de 2010, sendo que em Rio das Ostras a conclusão está prevista para setembro.

Quanto à divulgação dos resultados, os preliminares estarão disponíveis de imediato, sendo que para os dados definitivos a representante do IBGE não precisou data. Esta ainda garantiu que os dados pessoais serão preservados.

Outra informação, que levantou polêmica, é que os moradores de rua não serão entrevistados por carecerem de residência fixa. Por outro lado, os moradores de casas precarizadas e os de áreas de ocupação, serão entrevistados.

Fato bastante lembrado, foi que o êxito do Censo muito dependerá da colaboração da população para informar de maneira fidedigna.

Durante as falas sucessivas foi ressaltado que o município de Rio das Ostras é o que tem a maior taxa de crescimento populacional do estado do Rio de Janeiro e, talvez, o sétimo no âmbito nacional.

Outra curiosidade diz respeito ao bairro Âncora, onde está situado o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – que não foi recenseado em 2000 devido à carência populacional. Quatro anos depois, foi constatado como o bairro que mais cresceu em número de residências e habitantes.

Sobre Rio das Ostras, ainda foi observado que se trata de um município entre os mais procurados por aposentados(as), talvez pelas suas características de “pérola entre o rio e o mar”.

Outras informações foram apresentadas, sendo que as dúvidas poderão ser tiradas, além do 0800 já apresentado acima, pela seguinte página do Censo 2010: www.ibge.gov.br/censo2010/recenseadores.php.

O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – esteve presente ao evento, e entende como importante tal iniciativa pelo IBGE de esclarecer à população. Espera que todo o trabalho chegue a bom termo para que o País conheça melhor sua população e como ela vive em sua realidade cotidiana.




CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras

Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.


Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...