domingo, 12 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010: EM QUEM VOTAR

Neste artigo sobre o processo eleitoral deste ano, vamos tratar da questão mais central de toda e qualquer eleição: em que candidato(s) votar?

É claro que não vamos declarar nosso voto e nem sugerir a quem eleger. Não porque o voto seja secreto ou porque não tenhamos a quem apoiar. Nosso texto, como tantos outros desta coluna, visa estabelecer um diálogo reflexivo e não “fazer a cabeça” de um eventual (e)leitor.

No entanto, sabemos todos, que discurso algum é neutro, politicamente falando. Todo discurso explicita, ora mais, ora menos, nossa concepção de mundo e de sociedade. Mas deixemos isso para nossos leitores avaliarem...

Voltando ao tema e refazendo a pergunta inicial: quem merece o nosso voto? Para começar, diríamos que poderia ser aquele que mais promete ou “oferece mais”! Por esse caminho, a frustração seria certamente grande. Além de ninguém poder dar tudo a todos – o que já seria por si só uma grande mentira – como o candidato eleito seria capaz de identificar seus eleitores para premiá-los?

A não ser nos casos dos votos chamados de “cabresto”. Daí surge outra questão: quem se presta a esse papel merecerá “recompensa”, mesmo uma reles migalha? No entanto, a prática nos mostra que o mundo é dos espertos... Que acabam também sendo enganados.

É o caldo de nossa cultura política, onde viceja a “ética” do “é dando que se receba”. Ou, ainda, “farinha pouca, meu pirão primeiro”. Ou, simplesmente, “quero o meu”.

Outro caminho, para decidir pelo nosso voto, é tratar de saber quem faz exatamente o inverso, isto é, quem promete menos e faz (ou fez) mais. Esta nos parece a via melhor. Pelo menos, quanto ao grau de eventual frustração...

Mas outros elementos podem (e devem) ser atendidos. Ao escolhermos um(a) candidato(a), precisamos saber sobre sua biografia, não só pessoal e profissional, mas também política. E fazer algumas perguntas.

Que realizações efetivou para atender às necessidades da população, em particular, dos setores mais pobres? Quem são seus aliados e qual a reputação deles? Têm ou tiveram passagem pelas manchetes dos jornais? Ou têm prudências e irregularidades a serem esclarecidas e/ou sanadas?

Existe ainda o capítulo dos partidos, que são números e, na maioria, com pouquíssima representatividade.

Nessa babel eleitoral, o pobre eleitor fica na sua difícil missão de escolher o melhor candidato(a). No entanto, uma certeza nos acolhe: nada melhor que a nossa própria consciência para dirigir nossas ações e reações.

Até lá. E boa escolha.

ProfªGuilhermina Rocha
Especialista em Educação e Historiadora
Presidente do CEPRO


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...