sábado, 4 de setembro de 2010

ENCONTRO DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS EM SÃO PAULO

Comunicadores da Blogosfera atenderam ao chamado do Centro Barão de Itararé, comparecendo em massa ao I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas . No total,foram 223 inscritos de 19 estados do Brasil.

A diversidade e a pluralidade foi a marca do encontro que reuniu no primeiro painel os blogueiros Luis Nassif (Luisnassifonline), Paulo Henrique (Conversa Fiada) Amorim e Debora da Silva (Mães de Maio) no painel Ameaças à internet e os desafios da blogosfera, mediada por Leandro Forte (Brasilia, eu vi) e Rodrigo Vianna (Escrivinhador), no auditório do Sindicatos dos Engenheiros, em São Paulo.

O painel foi uma exposição do poder dos blogs na multiplicação de informações e denúncias ocultadas pelo Partido da Grande Imprensa (PIG). Para Rodrigo Vianna, da internet o poder de formação de opinião da chamada Grande Mídia se esvai na velocidade que a rede cresce. "Não se pode dizer mais que existe uma GRANDE MÍDIA, porque a tal grande mídia se transformou na MÍDIA VELHA", analisa.

Nassif, acredita que a censura velada do PIG não possui um ambiente próspero como nas décadas passadas. De acordo com ele a equação é simples. Jornais como o Estadão e Folha de São Paulo conseguem ainda deter poder sobre a formação da opinião da população que ler a versão impressa dos veículos. Porém, o mesmo não pode se afirmar em relação as versões online. Na rede, a força está com o blogueiros independentes. "Nesses 4 anos, a blogosfera ajudou a construir uma rede que está mudando a história do país. A blogosfera não tem voz de comando. Ela é ampla e aberta", disse Luis Nassif

Débora da Silva, representante do blog Mães de Maio defendeu que a sociedade e os movimentos sociais precisam se apoderar desta ferramenta. Para ela a internet não substitui o papel da rua "o verdadeiro espaço de luta e pressão social". Entretanto, o blog é um mecanismo de romper a censura velada dos meios de comunicação e do poder público. "Estou aqui para aprender e para denunciar. A internet é democrática, podemos levar nossa voz para todos os cantos. Obrigamos o estado de São Paulo admitir que mataram nossos filhos. O assassinato de 562 pessoas não foi resultado apenas de uma ação de facção criminosa. O estado exterminou nossos filhos. Eles tiveram que admitir", revela.

O blogueiro Brizola Neto, também esteve no Encontro e classificou a blogosfera como "o caixão a censura velada da informação pela Velha Mídia. É o direito direto ao acesso a informação", disse ele. Paulo Henrique Amorim completo: "Antigamente existia a premissa: Se o jornal nacional não deu, não aconteceu. Isso já foi uma verdade, mas hoje a realidade não é mais bem assim e não vai demorar para isso acabar em definitivo. A net mudou tudo".

Diversos blogueiros falaram sobre as ameaças, perseguições, ataques a reputação que sofrem no dia a dia da blogosfera. A política e a corrida foi o eixo das esplanações. Principalmente, a atitude do candidato a presidência José Serra, que chamou alguns blog de "blogs sujos". Para Paulo Henrique Amorim a expressão "blog sujo" nada mais é que, uma metáfora para criminalizar os blogueiros. "O movimento dos blogueiros progressistas deve realizar uma petição para obrigar o candidato a presidência José Serra, a listar quem seriam os "blogs sujos", sugeriu PH Amorim.

Mas uma ideia mais simples foi que arrancou aplausos e aprovação dos 223 blogueiros. A defesa da liberdade de expressão e comunicação em rede. Na prática, funcionaria com a reprodução do blog censurado por todos comunicadores da bloogosfera. A cada post censurado, a reprodução seria feita com o jargão "Não toquem no meu companheiro".


A tarde, a necessidade de auto sustentação e os custos judiciais de processos foram o tema do painel os painéis: Como financiar a blogosfera e ameaças à internet, neutralidade na rede e questões processuais. "Se fala muito da censura quando é realizada por governos, mas não se fala da censura do capital. Ela existe!", disse o advogado Tulio Vianna.

Geórgia Pinheiro, editora do blog Conversa fiada confessou que "a rede é livre, mas os processos são caros. Você precisa ter uma forma de pelo menos custear os gatos jurídicos. acreditem. O conversa fiada responde há 28 processos. A liberdade de expressão tem preço e alto".A preocupação com a política e o atrelamento comercial dos sites de hospedagem dos blogs também foi pauta das mesas.

O último painel trouxe exposições a respeito da necessidade de conhecimento técnico das ferramentas disponíveis nas redes sociais como o twitter. Luiz Carlos Azenha, Conceição Oliveira, Emerson Luis, Guto Carvalho e Maria Flor, deram dicas para alavancar os acessos aos blogs, além da importância de interação com o leitor e a real produção de conteúdo.

Um dos momentos mais emocionantes foi a leitura de uma carta do jornalista paraense Lucio Flavio pelo seu filho. O jornalista foi convidado a participar do Encontro, mas não pode comparecer porque precisava ficar em Belém para comparecer a uma audiência. Ele responde a diversos processos por escrever reportagens denunciando diversas irregularidades e crimes do Grupo Liberal. (postaremos o conteúdo da carta. Aguardem!)

Outro grande momento, mas de irreverência foi o encontro de Daniel Dantas e Paulo Henrique Amorim. O blogueiro é um homônimo do banqueiro Daniel Dantas, classificado por PH. Amorim como "um dos câncer da democracia da sociedade brasileira". A situação imprevista foi motivo de risos e de curiosidades dos bloguerios. Detalhe, o "Daniel Dantas camarada", cutucou Paulo Henrique Amorim.

Certa vez, ele enviou um furo para o Conversa Afiada, mas só depois de três meses é que o blog entrou em contato com o leitor. Uma grande gafe que fez Daniel criticar o blog "não adiantar ter 4 milhões de pages se a agilidade é comprometida". Paulo Henrique Amorim fez questão de conversar com o leitor "Quero saber em detalhes onde foi e como foi que errei", confessou.

Por aclamação o blog Cloaca News ganhou o troféu Barão de Itararé, em reconhecimento ao seu trabalho limpo de revelar "as notícias do jornalismo de esgosto do PIG", com informação séria e muito humor. Nos agradecimentos, o blogueiro confessou que as pernas estavam bambas. Dedicou o prêmio ao seus dois cachorros e tentou não esquecer de ninguém, agradecendo: Ieda Cruz, ao Grupo RBS, ao Zero Hora , a José Serra, Herando Pereira, Boris Casoy, entre outros, a oportunidade dele um mero "cloqueiro" viver esse momento de glória. A turma aplaudiu!


O troféu Corvo ficou para a presidente da Associação Nacional de Jornais, Judith Brito, por todo seu esforço de defender o Partido da Imprensa Golpista.



O Encontro dos Blogueiros Progressistas surgiu da ideia de comunicadores em maio deste ano. De lá para cá, foram três meses de luta e trabalho para realização do evento. O Encontro não recebeu nenhum patrocínio público. Foi realizado com o apoio de entidades e comunicadores que doaram tempo, espaço e dinheiro para o evento. Foram intitulados os Amigos da Blogosfera.



Texto: Tatiana Lima - Fotos: Gizele Martins e Tatiana Lima (Vozes das Comunidades e Núcleo Piratininga de Comunicação)

Fonte: Vozesdascomunidades.blogspot.com e NPC


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.


Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...