quinta-feira, 23 de setembro de 2010

LUGAR DE MULHER É....NA POLÍTICA!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou os mais de 135 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de 2010 e o perfil do eleitorado brasileiro.

Segundo o TSE, a maioria dos eleitores brasileiros é formado por mulheres e tem entre 25 e 34 anos. Apenas quatro estado fogem dessa estatística sendo a maioria dos eleitores formado por homens: Mato Grosso. Pará, Roraima e Rondônia. Os números também mostram que houve uma queda no número de eleitores com faixa etária entre 16 e 17 anos.

Desde o início deste século as mulheres se tornaram maioria no eleitorado. No último pleito eleitoral municipal de 2008, havia quase 5 milhões de eleitoras a mais do que eleitores, um percentual de quase 4% em favor das mulheres , proporção que pode ser decisiva em alguma disputa acirrada. A maior participação das mulheres tem sido observada desde as eleições parlamentares de 1974, ainda à época do regime militar, quando também se verificou o aumento da participação feminina no mercado de trabalho.

Essa dinâmica , no entanto, não favoreceu a eleição de mais mulheres. Se elas hoje são maioria no eleitorado, estão sub-representadas em todos os cargos eletivos. O Brasil tem apenas 03 governadoras, 10 senadoras, 45 deputadas federais, 106 deputadas estaduais, 505 prefeitas e 6.512 vereadoras. O Brasil ocupa a 142º lugar em representação feminina , segundo a Inter- Parliamentary Union, atrás dos países desenvolvidos , de quase todos os latino-americanos e de outras nações.

E não é preciso ir muito longe. Na Câmara Municipal de Rio das Ostras, por exemplo, não temos na atual gestão nenhuma mulher entre os vereadores. Acredito que tivemos ganhos importantes quando no processo passado tivemos a representação da Vereadora Rosangila . Destacamos alguns projetos criados e aprovados pela parlamentar, como a criação do Centro de Referência da Mulher – Casa da Mulher, o Conselho dos Direitos da Mulher , que ainda não foi implementado etc.

Neste sentido, o Brasil viverá nos próximo dia 03 de outubro uma democracia em que o voto é um direito e dever de todos e todas e, é fundamental que a participação seja a mais ampla possível.

Por tudo isso, lugar de mulher é na política!

Guilhermina Rocha
Presidente do CEPRO


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...