quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PAULO FREIRE: PENSADOR E EDUCADOR

Paulo Regius Neves Freire ou, como era mais conhecido, Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, em Recife, Pernambuco. Faleceu, em São Paulo, em 2 de maio de 1997.

Faz 40 anos que uma das obras mais conhecidas e polêmicas deste pensador e educador veio à luz em sua primeira edição. Trata-se do livro Pedagogia do Oprimido.

Freire destacou-se por seu trabalho na área de educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência crítica. É considerado um dos pensadores mais notáveis na historia da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a Depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização, que ganhou o seu nome – Método Paulo Freire.

Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.

O Educador procurou fazer uma síntese de algumas correntes de pensamento filosófico de sua época, que aliada ao seu talento como escritor, o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.

Sua obra é vasta e foi publicada em diversos países. Merecem destaque os seguintes livros: Educação como prática da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1970), Educação e mudança (1981), A importância do ato de ler (1982), Por uma pedagogia da pergunta (1985), entre muitos outros.

Sobre Paulo Freire existe imensa lista de obras biográficas. Recebeu inúmeros prêmios e honrarias no Brasil e no exterior. Tudo isso reflete o reconhecimento pela sua grande obra cujo legado perdurará ainda por muitos anos.

O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – fundado e dirigido por professores(as) e educadores(as) sociais, tem seu trabalho também inspirado por este grande pensador e educador brasileiro e em sua inestimável obra para a educação e cultura populares. Aqui fazemos nossa justa e merecida homenagem.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...