terça-feira, 16 de novembro de 2010

O CEPRO INDICA: III SEMANA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UFRRJ

III SEMEA

A Semana da Educação Ambiental é um evento bianual promovido pela UFRRJ,pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade – GEPEADS, em parceria com a Sala Verde - Centro de Integração Socioambiental.

A Organização pretende que esse evento seja um espaço–tempo formativo acerca das questões socioambientais que atualmente compõem as agendas dos líderes mundiais.

Por ser uma área de interesse geral compreendemos que a participação nesse evento deva ser ampla e irrestrita.Essa é a terceira edição do evento. A primeira foi realizada em 2006 e a segunda em 2008, quando pudemos contar com a presença de representantes de diversos cursos e setores da UFRRJ, assim como de visitantes de outras instituições.

Na atual versão também contaremos, além de oficinas e mini-cursos,, com a apresentação de trabalhos acadêmicos, o que enriquecerá ainda mais a troca de saberes.

Ocorrerão atividades no campus Seropédica, no Instituto Multidisciplinar, em Nova Iguaçu e no Instituto Três Rios, organizadas pelos componentes do GEPEADS.

A equipe organizadora saúda à tod@s os participantes desejando-lhes um bom evento!!

Programação

(Campus Seropédica)

16 de Novembro
17h—Credenciamento
18h—Conferência de Abertura
19h—Vídeo-Debate: Conflitos Ambientais no Brasil

17 de Novembro
9h—Mesa redonda: Aterro Sanitário em Seropédica: uma discussão urgente
12h—Intervalo
14h—Ciranda dos saberes (apresentação de trabalhos)
16h—Intervalo
16he30min—Mini-Curso: Gestão Ambiental
16he30min—Mini-Curso: Acesso à Políticas Públicas para EA
18 de Novembro
9h— Oficina: Orçamento e Consumo Sustentável
9h—Mini-curso: Educação Ambiental na formação do Educador
12h Intervalo
14h—Ciranda dos Saberes (apresentação de trabalhos)
16h— Intervalo
16he30min—Fórum de Educação e Meio Ambiente da UFRRJ
16he30min—Encontro das Salas Verdes da Baixada Fluminense
18h—Encerramento e Apresentação Cultural

Informações
Sala Verde CISA, sala nº 27 do CAIC Paulo Dacorso Filho, campus da UFRRJ—Seropédica.

O GEPEADS

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade, - GEPEADS, foi
criado em 03 de outubro de 2003, sob a coordenação das professoras Ana Maria Dantas Soares e Lia Maria Teixeira de Oliveira.

Desde sua criação reúne-se semanalmente para estudar e debater as múltiplas facetas das questões socioambientais.Atualmente as reuniões ocorrem às terças-feiras, a partir das 13 horas, na Sala Verde - Centro de Integração Socioambiental, localizada no CAIC Paulo Dacorso Filho.

As discussões e aprofundamentos teóricos realizados pelo grupo foram ampliando suas ações, através de diversos projetos de pesquisa e extensão, o que deu oportunidade a muitos graduandos obterem bolsas de Iniciação Científica/PIBIC e PROIC e de Extensão.

Desde 2007 docentes e estudantes do Instituto Multidisciplinar passaram a compor o Grupo e estão desenvolvendo uma série de projetos de pesquisa e extensão, além de realizarem reuniões de estudo sistemáticas. A coordenação é do Prof. Mauro Guimarães. No ITR também está sendo organizado uma extensão do GEPEADS para dinamizar ações efetivas naquele campi da UFRRJ, sob a coordenação da prof. Carmem Lucia.

Em 2010 o grupo teve aprovado pela FAPERJ o projeto “Formação em educação ambiental para formadores”, com o objetivo de auxiliar a inserção das discussões socioambientais na formação dos professores em nível médio e em articulação com os estudantes das várias licenciaturas da UFRRJ. O projeto já está em andamento e tem oferecido ricos momentos de aprendizado para todos os envolvidos.

A Sala Verde CISA

A Sala Verde Centro de Integração Socioambiental é um espaço formador criado a partir da parceria entre a UFRRJ e o Ministério do Meio Ambiente, através da aprovação do projeto elaborado por membros do GEPEADS.

Localizada na sala 27 do CAIC Paulo Dacorso Filho, acolhe vários projetos de educação ambiental, oferecendo seu acervo bibliográfico e espaço para estudo. A CISA funciona de segunda a sexta-feira. Informações pelo telefone 2682-1568 - Samara

Realização

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade
Sala Verde Centro de Integração Socioambiental

Apoio
Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA
DEXT PROEXT

CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ


Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...