quinta-feira, 8 de setembro de 2011

1º SEMINÁRIO NACIONAL DE ATINGIDOS POR EVENTOS CLIMÁTICOS


Por iniciativa do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, e com o apoio das entidades da sociedade civil, movimentos sociais e pastorais sociais ligadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está marcado para amanhã (10), domingo (11) e segunda-feira (12) na cidade de Brasília, Distrito Federal, região centro-oeste do Brasil, o 1º Seminário Nacional de Atingidos (as) por Eventos Climáticos Extremos provocados pelo aquecimento do Planeta. Cerca de 50 pessoas de diferentes regiões do país estarão presentes.

O evento, que contará também com a presença de representantes do Governo, tem como propósito reunir o testemunho de pessoas de diferentes estados que foram atingidos por algum tipo de fenômeno natural e construir propostas para criação de políticas públicas específicas em âmbito nacional.

Segundo Ivo Poletto, coordenador do Fórum de Mudanças Climáticas, o evento terá sua importância porque abre espaço para os representantes das comunidades se manifestarem.

"Poderemos ter a oportunidade de ouvir pessoas que foram diretamente atingidas por esses fenômenos como enchentes, ventanias, deslizamentos, vendavais, secas que ocorreram nos últimos anos”, disse.

Poletto relatou que o seminário terá três momentos. O primeiro irá contemplar as falas das famílias envolvidas nas catástrofes que apresentarão suas próprias experiências desde formas de organização, relação com a sociedade, instituições e apoio do Governo.

Em outro momento, os participantes terão a oportunidade de compreender como esses fenômenos acontecem, a partir de estudos científicos de membros do Fórum. "Antes os fenômenos eram considerados naturais, hoje a leitura que se faz é de que são provocados”, relata Poletto.

O último momento do Seminário será a construção coletiva de propostas para construção de uma política pública específica nacional para esse tipo de desastre. As propostas serão entregues para representantes do Governo que estarão presentes no seminário, como membros da Secretaria Geral do Governo, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional e Secretaria de Direitos Humanos.

Para a coordenação do evento, ocorreram mudanças climáticas significativas. Nos últimos seminários realizados pelo Fórum, em 2010 e 2011, foi identificado que na Caatinga, nos últimos 150 anos, o aquecimento está acima de 1,2ºC, quando o normal seria entre 0,3 e 0,5ºC.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Amazonas, em Manaus, outro exemplo das mudanças climáticas está na queda da umidade do ar, que chegou a 18%, a menor taxa em 100 anos. O percentual é maior que a média da umidade relativa do ar dos desertos, que é de 10%. "Percentual não muito comum para uma região tão úmida como a Amazônia”, disse Poletto.

"Queremos com esse evento articular essas comunidades e aumentar a sensibilidade do Governo para que o direito da população seja atendido”, ressaltou o coordenador do Fórum.

O evento será transmitido através do site: http://www.fmclimaticas.org.br/ .



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...