sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CENTRO DE INCENTIVO À LEITURA REAFIRMA PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA CULTURA

Agência Brasil

Responsável por políticas de incentivo à publicação de livros e ao hábito da leitura, o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc) reafirmou a parceria com o governo brasileiro. Vinculado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Cerlalc atua também em Portugal.

A programação da 15ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro incluiu um encontro para marcar a passagem dos 40 anos do centro. O evento discutiu o papel da entidade e a recuperação de alguns acordos com o Brasil, por meio da Biblioteca Nacional, em agendas que incluem desde a implementação de planos do livro e leituras estaduais e municipais, até ações de formação de gestores de bibliotecas e ampliação das redes de bibliotecas no país.

Segundo o diretor do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, implementar planos municipais do livro e leitura e aumentar a integração com países de língua portuguesa estão entre as prioridades da Fundação Biblioteca Nacional. “Também é prioridade o aumento do intercâmbio e da integração entre bibliotecas do Brasil e dos países que compõem o Cerlalc, principalmente na América do Sul”, acrescentou Piúba.

Ele informou que o Ministério da Cultura trabalha ainda para ampliar o número de municípios e estados com planos de fomento à leitura e que mais de 200 municípios aderiram ao projeto Mais Livro Mais Leitura, instituído pela pasta. “E essa ação será ampliada”, anunciou.

Até 2014, serão instituídos 27 planos de incentivo ao livro e à leitura – 26 estaduais e um do Distrito Federal. De acordo com Fabiano Piúba, o processo de institucionalização desse tipo de plano está bem avançado em alguns estados, como o Ceará, Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul. O ministério espera ter pelo menos 300 planos municipais instituídos ou em fase de construção no Brasil até 2014.

De acordo com Piúba, o Cerlalc tem contribuído para a formulação das políticas públicas na América Latina, criação e implantação de leis nacionais do livro e de planos nacionais de incentivo ao hábito da leitura, além de programas de acesso e formação de leitores de bibliotecas. Ele lembrou que o Cerlalc colaborou de forma ativa na constituição do Plano Nacional do Livro e Leitura, no Brasil, em 2006.



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...