segunda-feira, 14 de novembro de 2011

POPULAÇÃO SE ORGANIZA PARA IR ÀS RUAS NA III MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO


Amanhã (15), pelo menos 30 cidades brasileiras serão palco da 3ª Marcha contra a Corrupção. A mobilização, que teve sua primeira edição no dia sete de setembro deste ano e a segunda no dia 12 de outubro, espera desta vez levar para as ruas ainda mais pessoas. O intuito é mostrar ao poder público que a população está atenta e vigilante e que não vai mais tolerar a corrupção.

De acordo com Jovita José Rosa, diretora da secretaria executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a situação de indignação que começou no Brasil tende a aumentar. "A corrupção chegou a um nível intolerável e a população descobriu - com a luta pela Lei da Ficha Limpa - um modo de se manifestar. O sinal está sendo dado, a população não vai mais aturar a corrupção. A sociedade está de olho e cada vez mais busca se organizar”, avalia.

A primeira marcha, realizada em sete de setembro, Dia da Independência, reuniu, apenas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Distrito Federal, mais de 35 mil pessoas. Com faixas, cartazes, apitos e narizes de palhaço a população da capital federal chamou atenção para situações vergonhosas na política como a da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), que se livrou da cassação graças à condescendência de outros deputados. Além da absolvição da deputada, os manifestantes pediram o fim do voto secreto dos parlamentares.

A marcha contra a corrupção também invadiu os desfiles de sete de setembro em Belém (Pará), São Luís (Maranhão), Recife (Pernambuco), Maceió (Alagoas), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (Espírito Santo), Belo Horizonte (Minas Gerais), Ribeirão Preto e São Carlos (São Paulo), entre outras localidades, somando um total de 35 cidades indignadas com a corrupção.

A segunda marcha, realizada no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, também movimentou o país com manifestações em pelo menos 25 cidades. Na ocasião, os protestos se voltaram para temas como a validação da Lei da Ficha Limpa para 2012, o fim do voto secreto no Congresso Nacional e a tentativa de enfraquecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão voltado para a fiscalização dos juízes.

Amanhã, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, será mais um dia para ficar na história. Pelo menos 30 cidades já confirmaram a realização da III Marcha, que reforçará o pedido pelo fim do voto secreto e pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. Além destas reivindicações, algumas cidades elegeram demandas específicas, como a saída de Sarney da presidência do Senado Federal.

Cidades como a grande São Paulo vão se organizar para além da marcha. Será realizada nesta segunda-feira (14), às 22h, a Virada contra a Corrupção. E amanhã, a partir das 14h, a Marcha. Os dois eventos acontecerão no vão livre do Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp).


Próximas manifestações

De acordo com Jovita José Rosa, no próximo dia 11 de dezembro, Brasília sediará mais uma manifestação pacífica: a Corrida Venceremos a Corrupção. O evento faz alusão ao nove de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção.

"A corrida é um momento que busca conscientizar que o que é público é nosso e precisa ser cuidado, é também um momento de resgatar o amor e o respeito à nossa nação, à nossa pátria”, diz.

Amanhã, o NASRUAS – Movimento de Congregação das Mobilizações, também vai anunciar a realização do I Congresso Contra Corrupção NASRUAS.

Para saber onde acontece a Marcha contra a Corrupção mais perto de você, acesse: http://www.mcce.org.br/node/570


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  
Comunidade no Orkut:

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...