sábado, 15 de setembro de 2012

Meio Ambiente é Atitude! Não deixe o lixo para trás. Dia mundial de limpeza das praias




"É o cuidado que permite a revolução da ternura ao priorizar o social sobre o individual e ao orientar o desenvolvimento para a melhoria da qualidade de vida dos humanos e dos organismos vivos.”
Leonardo Boff

O momento exige da sociedade, do Estado e dos Governos uma mudança de atitude radical e urgente no trato dos problemas ambientais.

Para nós, cidadãos e cidadãs de Rio das Ostras, essa problemática não é menor. Nosso município, visto como uma espécie de “paraíso turístico”, de uma maneira ou de outra trabalha no sentido de manter o que ainda temos de natureza relativamente preservada, malgrado o histórico descuido ambiental desde nossos tempos de Colônia...

Não é de hoje que os ambientalistas vem denunciando o grave risco por que passa o Planeta Terra. Isso, devido as gritantes e irresponsáveis agressões a Natureza. O que está em jogo é não somente a sobrevivência desta, mas também das futuras gerações, alertam.

Vivemos um momento especialmente rico para o amadurecimento das campanhas socioambientais, que tem entre suas ações estreitar os elos entre a diversidade cultural e a diversidade biológica. Isso, para aumentar a consciência pública da importância dos saberes tradicionais, dos sítios naturais sagrados e das paisagens.

Portanto, vemos como acertada a atual concepção que se utiliza do conceito do “ambiente inteiro” ou, simplesmente, “ambiente”, em lugar do antigo “meio ambiente”. É um conceito que respeita a tendência atual pela abordagem holística em relação ao todo da vida, da Terra e da Humanidade.

Nessa discussão ambiental não podemos nos esquecer que o lixo nosso de cada dia passou a ter destaque fundamental na história. Este tema é alvo de preocupação, em especial nas grandes cidades, como é o caso do Rio de Janeiro e agora em Rio das Ostras. Locais, onde a capacidade da população de sujar o espaço urbano é infinitamente maior que a capacidade do poder público de limpá-la.

Por isso, nós do CEPRO, que entendemos que esta mudança de atitude é fundamental para nossas vidas e que conservar o ambiente é uma atitude cidadã, lançamos esta que é uma Campanha Ecoeducativa: Meio Ambiente é ATITUDE!

Entendemos que a temática do Ambiente terá, entre nós, o destaque merecido nos debates, em nossas conferências, encontros etc., junto aos demais pontos, igualmente importantes, como educação, saúde e infra-estrutura urbana.

Precisamos estar cientes de que temos um imenso desafio pela frente. Mas, se todos se unirem, participando desse esforço coletivo, iremos comemorar boas e importantes vitórias.

Contamos que o sinal vermelho de risco e de ameaça dê vez ao sinal verde de esperança e superação das atuais condições de vida e existência dos seres humanos. Mas isso não é benesse. Dependerá de nossa coerência e consequência.

Faça sua parte. Preserve o ambiente. E vamos à luta...

Profª Guilhermina Rocha
Especialista em Educação e Historiadora
Presidente do CEPRO



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...