sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Festival Internacional de Artes Cênicas começa hoje no Rio

da Agência Brasil

Artistas do grupo de teatro de rua francês Les Souffleurs abriram extraoficialmente hoje (5) o Festival Internacional de Artes Cênicas (O Tempo_Festival das Artes). Há dois meses no Brasil “trabalhando” o idioma português, o grupo recitou poesias no Largo da Carioca, no centro da cidade. Repetirão a performance na Central do Brasil e, no domingo (7), nas praias de Copacabana e Ipanema.

Oficialmente, o festival será aberto na noite de hoje, às 21 horas, no Espaço Sergio Porto, no Humaitá, com a peça Eu Não Sou Bonita, com a renomada artista catalã Angélica Liddell. O trio de diretores e curadores do festival é formado por Márcia Dias, Bia Junqueira e Cesar Augusto.

Esta é a terceira edição do evento. O foco deste ano é a cena holandesa. “O festival tem uma característica. Todo ano faz um recorte de um país, um estado e de uma cidade. O objetivo do recorte é que a gente possa trazer mais de um artista, grupo ou companhia de um país ou uma cidade, para que possa conhecer melhor a cena daquele lugar,” disse Márcia Dias. Nas edições anteriores, foram abordadas as artes cênicas do Chile (2010) e da Argentina, no ano passado.

Até o dia 14 deste mês, o público poderá conferir 20 atrações, com mais de 200 artistas nacionais e estrangeiros, englobando sete produções internacionais e seis brasileiras. O Tempo_Festival das Artes não se resume a peças teatrais. “É um festival internacional de artes cênicas, mas que tem diálogo com todas as artes. Ele não se limita ao teatro.”

Haverá espetáculos de música, poesia, dança, flashmob (mobilizações-relâmpago de um grupo de pessoas em local público para realização de uma ação previamente organizada). “Ele [festival] é bem híbrido, porque é essa relação com a cena que nos interessa. O festival já tem uma característica de se realizar em tempos distintos: pensamentos, processos. A gente não é um festival de mostra. A gente não faz um festival que pretende só mostrar um espetáculo”, acrescentou Márcia Dias.

Um dos destaques do evento é a estreia da versão integral da peça Noites Brancas, inspirada no conto do escritor russo Fiódor Dostoiévski, com direção do belga radicado no Brasil, Thierry Trémouroux. A montagem será apresentada na sede da Companhia dos Atores, na Lapa, com temporada até o dia 29.
A programação prevê ainda performances e oficinas em palcos e espaços ao ar livre, com entrada gratuita. No Espaço Sesc, estão agendadas leituras dramatizadas de autores holandeses, nos dias 9 e 10. No mesmo local, videodanças do Festival Cinedans serão exibidas de graça nos dias 13 e 14.

No site do festival, são mostradas todas as etapas do processo de desenvolvimento dos espetáculos, da criação até a apresentação ao público.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...