quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ocupando o sistema agrícola e alimentar

Esther Vivas
Militante de Izquierda Anticapitalista. Miembro de la Red de Consumo Solidario y de la Campaña ‘No te comas el mundo’.Miembro de Revolta Global-Esquerra Anticapitalista y del Centro de Estudios sobre Movimientos Sociales (CEMS) de la UPF.
 
Foram ocupadas casas, bancos, alojamentos, salas de aula, hospitais e até supermercados. Foram desobedecidas leis e práticas injustas. Temos reivindicado mais democracia nas ruas, nas instituições, nos bancos… Uma maré indignada questionou e pôs em xeque o atual sistema econômico, financeiro, político… mas é necessário levar essa indignação mais além. E uma das questões pendentes, entre muitas outras, é ocupar algo tão básico como o sistema agrícola e alimentar.
  Todo mundo come. A alimentação é essencial para a sobrevivência, mas, embora possa parecer o contrário, não temos o direito de decisão sobre o que consumimos. Hoje, um punhado de multinacionais da indústria agroalimentar decide o que, como e onde se produz e qual será o preço a ser pago por aquilo que comemos. Empresas que colocam os seus interesses empresariais acima das necessidades alimentares das pessoas e que fazem negócios com algo tão imprescindível como a comida.

Sendo assim, em um mundo onde são produzidos mais alimentos do que em qualquer outro período histórico, 870 milhões de pessoas passam fome. Se você não tem dinheiro para pagar o preço, que se torna mais caro a cada dia, dos alimentos nem do acesso a recursos naturais como terra, água, sementes… você não come. Mesmo assim, nos últimos cem anos, de acordo com a FAO, 75% da diversidade agrícola desapareceu. Se produz em função dos interesses do mercado, apostando em variedades resistentes ao transporte de longas distâncias, que tenham uma aparência ótima…, deixando de lado outros critérios não-comerciais. O empobrecimento do campesinato é outra das consequências do atual sistema agroindustrial. Aposta-se em um modelo agrícola que ignora o conhecimento camponês, subsidia o agronegócio e onde a agricultura familiar e de pequena escala não tem lugar.

Um sistema em que o alimento viaja uma média de cinco mil quilômetros antes de chegar aos nossos pratos. É priorizada, por um lado, a produção nos países do Sul, explorando a mão-de-obra e se aproveitando de legislações ambientais muito frouxas, para depois vender o produto aqui. E, por outro lado, as multinacionais subsidiadas com dinheiro público produzem na Europa e nos EUA muito acima da demanda local e vendem seus excedentes abaixo do seu preço de custo no outro lado do planeta, provocando concorrência desleal para os produtores do Sul. Os agricultores do mundo são os que mais saem perdendo com esse modelo de agricultura globalizada a serviço dos interesses do capital.

Conclusão: atualmente, temos um modelo agrícola irracional, que gera fome, pobreza, desigualdade, impactos ambientais… E que só se justifica porque dá grandes lucros para as multinacionais que monopolizam o setor. Não há democracia no sistema agroalimentar. E por isso é necessário reivindicar essa "democracia real” também no atual modelo de produção, distribuição e consumo de alimentos.

Se alguma coisa caracterizou o movimento 15M foi o início da construção aqui e agora desse "outro mundo possível” que reivindicamos. Afirmando que são viáveis outros modelos econômicos, sociais, de consumo, de energia, de cuidados… A partir da ocupação de praças se passou à ocupação de terras para cultivar hortas urbanas, foram criadas redes de intercâmbio, foram organizados grupos de consumo agroecológico.

 Devemos generalizar essas práticas. E exigimos soberania alimentar. Voltar a decidir sobre o que comemos, que os camponeses tenham acesso aos recursos naturais, que não se faça especulação com alimentos, que se promova uma agricultura local, familiar e de qualidade. Ocupemos o sistema agrícola e alimentar. Só assim podemos garantir que a alimentação seja um direito de todos e não um privilégio para poucos.
 
 
Fonte: Adital
 
 
CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...