segunda-feira, 17 de junho de 2013

17 de junho. Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca


«A utilização sustentável da terra é um requisito para retirar milhares de
pessoas da pobreza, facilitar a segurança alimentar e nutricional, e salvaguardar
as fontes de água; além disso, constitui a pedra angular do desenvolvimento sustentável

Em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 17 de junho como o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca (Resolução 49/115) para fomentar a consciência pública sobre o tema, bem como a execução da Convenção das Nações Unidas de Luta contra a Desertificação (CNULD) Documento PDFnaqueles países atingidos por graves secas, pela desertificação ou por ambas, em particular, na África.
Todos os Estados foram convidados a dedicar o Dia Mundial para sensibilizar a opinião pública a respeito da necessidade de cooperar no plano internacional para lutar contra a desertificação e os efeitos da seca e de aplicar a Convenção de Luta contra a Desertificação.

A desertificação é a degradação das terras de zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas resultante de diversos fatores, tais como as variações climáticas e as atividades humanas.

A desertificação não é um problema isolado, mas está plenamente relacionado com as mudanças climáticas, com a conservação da biodiversidade e com a necessidade do manejo sustentável dos recursos naturais. Os vínculos entre esses aspectos e os fatores socioeconômicos são cruciais, pois a problemática da desertificação é um sintoma de ruptura do equilíbrio entre o sistema de recursos naturais e o sistema socioeconômico que os explora.

Dia Mundial de Luta contra a Desertificação 2013: Não deixes que nosso futuro se seque!
ONU Agua

O tema do Dia Mundial de Luta contra a Desertificação de 2013 é a seca e a escassez de água. O objetivo desse ano é criar consciência pública acerca dos riscos trazidos pela seca e pela escassez de água nas zonas áridas e no resto do mundo, chamando a atenção sobre a importância de assegurar a saúde do solo como parte da agenda pós Rio+20 e da agenda pós 2015 para um desenvolvimento sustentável.

O slogan desse ano incita a que todos atuemos e promovamos a preparação e a resiliência frente à escassez de água, a desertificação e a seca. O slogan nos traz a mensagem de que todos somos responsáveis pela conservação da água e do solo bem como de seu uso sustentável e de que existem soluções frente a esses importantes desafios.

Fonte: Adital


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ



Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...