quinta-feira, 25 de julho de 2013

É hora de mudança

A Tenda das Juventudes, espaço em que o debate socioambiental ganhou espaço na JMJ. Foto: © Greenpeace/Rafael Daguerre 

Apesar da atípica noite fria e chuvosa que tomava conta do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, dezenas de participantes da Jornada Mundial da Juventude ficaram até tarde na Paróquia Santa Bernadete, no bairro de Higienópolis. E não exatamente para rezar: mas para discutir os desafios socioambientais que o Brasil enfrenta hoje. Marcio Astrini, coordenador da campanha Amazônia do Greenpeace, participou, como convidado, da mesa de debate.

Diante de uma plateia embrulhada em casacos e cachecóis, Marcio avisou: “Vou começar dando uma boa notícia, porque depois só vou dar más notícias: no fim de semana, o sol vai abrir no Rio”, brincou, sob risos e aplausos. E então, entrou no lado pesado da coisa: desfiou uma série histórica de reportagens que mostravam como os crimes e injustiças que acontecem hoje na Amazônia continuam com a mesma cara de décadas atrás.

De Chico Mendes a Zé Cláudio, de Dorothy Stang às mulheres ameaçadas de morte no Pará, o ciclo parece não ter fim. “Isso é fruto do modelo de desenvolvimento que o Brasil escolheu. E as vítimas não sao só as árvores. Junto com elas, tombam as pessoas”, lembrou, e teve sua fala reforçada por outra integrante da mesa, a diretora do Ibase, Moema Miranda: “A gente tem que pensar ao mesmo tempo como se constrói justica social e ambiental. São dois elementos de uma mesma equação”.

Apesar do cenário desolador, eles citaram as manifestações pacíficas que tomaram o Brasil nas últimas semanas para lembrar que o momento é propício para mudança. E convocaram a juventude presente para discutir mais, agir mais. “Vivemos hoje um momento de força, alegria e esperança”, disse Moema. “A gente só resolve essas coisas com mais democracia, com mais gente participando, opinando. É um trabalho duro, de articulação cotidiana”.

O movimento pelo Desmatamento Zero, que já reúne milhares de adeptos Brasil afora, é uma forma concreta para se fazer isso. Você já entrou nessa? Informe-se, participe, compartilhe. Saiba mais em www.ligadasfloretas.com.br.

Fonte: greenpeace.org.br



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...