sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Editais de apoio a projetos de incentivo à leitura estão abertos no Rio


Da Agência Brasil

Até 18 de setembro estão abertas as inscrições para editais de apoio aos projetos Pontos de Leitura, Pontinhos de Cultura e Bibliotecas Comunitárias, da Secretaria Estadual de Cultura, que têm recursos de R$ 2,3 milhões. Serão selecionadas 79 iniciativas culturais de pessoas físicas e de instituições da sociedade civil sem fins lucrativos que estão com pelo menos um ano com atividades de fortalecimento, estímulo e incentivo à leitura.

De acordo com a secretaria, o edital de apoio se destina a dar continuidade aos projetos, pois, em sua primeira fase, foram preenchidas 21 das 100 vagas. Cada projeto selecionado vai receber R$ 20 mil e esse valor deverá ser utilizado em aquisições de acervos, apoio às atividades socioculturais e educativas agregadas à leitura e na compra de equipamentos voltados para o atendimento ao usuário. Os responsáveis pelos projetos deverão investir em materiais de guarda ou transporte de acervo e de apoio às atividades feitas de forma itinerante, em reforma e instalações, quando a iniciativa dispuser de espaço físico para suas ações regularmente.

Os livros deverão constituir 70% do acervo dos espaços destinados ao incentivo à leitura. Desse total, no mínimo 5% deverão ser de materiais de leitura em formato acessível, como livros em braille, audiolivros, livros digitais, entre outros. De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Biblioteca, Rita Carino, a Secretaria de Estado de Cultura acompanha os projetos para saber se o dinheiro está sendo usado corretamente. "A gente faz visitas para observar como está sendo feito o projeto e eles mandam fotografias periodicamente”, disse.

As inscrições poderão ser feitas no site: www.cultura.rj.gov.br e o prazo vai até as 23h59 do dia 18 de setembro. Para os projetos Pontinhos de Cultura e Bibliotecas Comunitárias só poderão ser inscritos pessoas jurídicas, já os Pontos de Leitura admite a inscrição tanto pessoas jurídicas quanto pessoas físicas.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ
  

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...