terça-feira, 25 de março de 2014

Encarando as mudanças climáticas

Durante reunião do IPCC, no Japão, ativistas pedem atenção às mudanças climáticas e investimentos em energias renováveis (©Jeremie Souteyrat/Greenpeace) 

A expectativa para o resultado que virá da reunião dos principais cientistas do clima e do relatório do IPCC não é nada positiva. Do encontro que acontece no Japão essa semana, espera-se uma avaliação sombria sobre os perigos do aquecimento global e o aviso de que não é apenas a queima dos combustíveis fósseis que ameaça o mundo.

Para além das consequências do aumento de CO2 na atmosfera, o documento que será lançado na próxima semana apontará quais são os impactos climáticos que já são esperados e que afetarão a vida das crianças – mesmo as que nascerem hoje -  dependendo das escolhas que fizermos agora e no futuro.

A primeira parte do relatório do IPCC, publicado em setembro de 2013, focava em como as emissões de CO2 já estavam esquentando a atmosfera e os oceanos, derretendo geleiras, aumentando os níveis dos oceanos, alterando ciclos de água e piorando eventos que já eram extremos. Forneceu dados que mostravam que os impactos estavam se acelerando e, agora, a segunda parte do relatório trata sobre escolhas.

Ou reduzimos e gerenciamos os riscos que temos pela frente e fazemos o que é necessário para manter o aquecimento abaixo de 2oC, ou continuamos fazendo muito pouco e indo de uma para outra crise.

Hoje, estamos em uma situação em que os governos se comprometeram com a meta de manter o aquecimento abaixo de 2oC, mas estão se direcionando para um mundo de 4oC. Para piorar, não estão se preparando para um mundo mais quente em qualquer cenário e tentam ignorar a tendência das mudanças climáticas.

Mas a verdade é que eles não podem ignorar o que está acontecendo. Em um mundo que já é atingido pelas mudanças climáticas, não é mais possível apenas falar e não agir. Nós ainda podemos prevenir mudanças climáticas catastróficas, mas precisamos agir, esse é o recado dos cientistas do clima.

Fonte: greenpeace.org.br


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro

Rio das Ostras

Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436

E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...