quarta-feira, 7 de maio de 2014

Seminário debate proteção a crianças e adolescentes durante a Copa


Da Agência Brasil  
 
Para marcar a abertura do Mês de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil, celebrado este mês, o Comitê de Proteção Integral às Crianças e Adolescentes do Rio de Janeiro lançou hoje (7) a campanha "Não Desvie o Olhar", cujas ações objetivam combater a exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo. 

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, informou que o trabalho de combate ao abuso contra crianças e adolescentes durante a Copa das Confederações serviu de exemplo para aprimorar as ações que devem ocorrer durante o Mundial deste ano. 

“Esse ato consolida a parceria entre governo federal, estadual e prefeitura do Rio de Janeiro. Estamos fazendo essas parcerias em todas as cidades-sede da Copa para a gente poder ter ações integradas para proteger, prevenir e denunciar a exploração e a violência sexual contra as nossas crianças e adolescentes”, explicou. 

Durante o Seminário de Integração das Ações de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes para a Copa do Mundo, organizado pelo Comitê de Megaeventos do Rio de Janeiro, também foi apresentado o aplicativo Proteja Brasil, projetado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Feito para smartphones e tablets, o programa incentiva as pessoas a denunciarem violências contra crianças às autoridades responsáveis e indica telefones para denúncias e endereços de delegacias, conselhos tutelares e organizações que atuam na defensa de crianças e adolescentes. O Proteja Brasil também fornece informações sobre os diferentes tipos de violências.

“O aplicativo foi uma coisa maravilhosa que uma 'gurizada' da Bahia produziu. Você baixa no smartphone e, no aplicativo você, imediatamente, localiza no entorno de onde você está todo tipo de estrutura para acompanhar qualquer tipo de violência ou exploração contra a criança, como delegacias e conselhos tutelares”, avaliou a ministra.

O presidente da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), Clovis de Oliveira Paradela, defendeu que o combate à violência precisa ser feito diariamente.

“Um megaevento como esse, ainda mais com a propaganda que se faz em torno do Brasil, muitos veem como oportunidade de turismo sexual. Isso aumenta ainda mais o risco das crianças e adolescentes no Brasil no que se refere à violência sexual. Nós precisamos estar atentos e melhores articulados para combater sempre esse tipo de violência”, defendeu.

Segundo Paradela, diversas ações vão ocorrer durante o Mês de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil. “No dia 27 de maio, teremos outro seminário. Em diversas cidades, vão acontecer ações como essa para chamar a atenção da sociedade civil. Vale a pena lembrar que, no dia 18 de maio, temos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças. Suspeitou de algum caso de abuso à adolescente, disque 100 e denuncie”, reforçou.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...