quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A Amazônia e sua contribuição para as discussões sobre o clima

Este ano, pela primeira vez, uma conferência sobre clima das Nações Unidas (UNFCCC/COP 20) acontecerá em um dos países do bioma Amazônia. Será em dezembro, no Peru, criando a oportunidade de colocar a Amazônia e sua contribuição para a regulação do clima nas discussões globais.

Nos dias 6 e 7 de agosto, três meses antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, ambientalistas e representantes da sociedade civil, povos indígenas, empresas e governos vão se reunir em Lima, capital do Peru, para o 3º Encontro Pan-Amazônico “A Amazônia e as Mudanças Climáticas – atuação da sociedade civil na COP 20”, com o objetivo de discutir a região amazônica no contexto das mudanças climáticas.

Organizado pela Articulação Regional Amazônica (ARA), e co-promovido pelo Ministério do Meio Ambiente do Peru e por organizações como WWF e Aliança Clima e Desenvolvimento (CDKN), o 3º Encontro Pan-Amazônico será uma oportunidade de definir a agenda prioritária e o caminho para direcionar assuntos como desmatamento, mudanças climáticas e sustentabilidade da Amazônia na COP 20.

Antônio Donato Nobre, PhD e pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), apresentará o seu estudo “O Futuro Climático da Amazônia”.

O WWF será representado pela presidente da organização, Yolanda Kakabadse, e pelos membros da Iniciativa Amazônia Viva, Claudio Maretti e Andre Dias, que discutirão, respectivamente, a agenda de segurança climática e o desmatamento na região.

Lições aprendidas no combate ao desmatamento

A Iniciativa Amazônia Viva tem pesquisado e sistematizado políticas e programas para combater o desmatamento na Amazônia. As análises para a Colômbia, Bolívia, Peru e Brasil foram concluídas e no caso do Brasil, representantes do governo federal e especialistas estavam envolvidos na avaliação das recomendações apresentadas.

“Essas análises vão providenciar informações importantes para as discussões sobre o combate ao desmatamento e sobre a contribuição da Amazônia para a regulação do clima. Apesar das políticas nacionais determinarem as dinâmicas de desmatamento em cada país, os erros e sucessos ao se implementar as respectivas ações podem ser compartilhados e discutidos, de uma forma útil, de um país para o outro, ainda mais agora que o desmatamento ocorrendo em áreas transfronteiriças, como no caso do Brasil, Peru e Bolívia” declara André Dias, líder da Estratégia de Estímulo à Economia Florestal da Iniciativa Amazônia Viva, que apresentará os resultados das análises no 3o Encontro Pan-Amazônico.

Fonte: WWF Brasil.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...