sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Municípios do interior fluminense debatem propostas para a cultura

Da Agência Brasil

Começa hoje (22) à noite, em Vassouras, no centro-sul do estado do Rio, o 1º Encontro de Cultura do Interior, que reunirá representantes de vários municípios fluminenses. Iniciativa de várias lideranças culturais do interior do estado, o evento vai até amanhã (23), na sede do Programa de Integração pela Música de Vassouras.

Segundo a coordenadora executiva do programa, Célia Moreira, o objetivo  é “pensar um diagnóstico do que há em termos de cultura no interior do estado, como está sendo tratada a  cultura regional e ver o que pode ser articulado entre as lideranças culturais do interior”.

A proposta resultante dos debates sobre temas ligados à produção e à gestão da atividade cultural nos municípios fluminenses será apresentada e discutida durante o evento com os candidatos ao governo do Rio de Janeiro. Célia disse à Agência Brasil que os organizadores do evento pretendem entregar aos candidatos uma proposta que seja da cultura do interior do estado.

Entre os temas ligados à cultura do interior que merecem atenção dos futuros governantes. Célia destacou a manutenção e conservação do patrimônio histórico material e imaterial, o financiamento das atividades do setor, a capacitação dos agentes culturais e alterações na Lei de Incentivo à Cultura, entre outros.

Além do Programa de Integração pela Música de Vassouras, participam do encontro Pontos de Cultura de Macaé, Nova Friburgo e Paraty, organizações não governamentais (ONGs), conselhos e secretarias municipais de Cultura e fundações culturais de Angra dos Reis, Quissamã e Barra Mansa, além de representantes do Legislativo de várias cidades fluminenses.

A assessora de Fomento e Captação de Recursos da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Fundação Cultuar), Martha Myrrha, destacou “a distribuição e descentralização de recursos e a profissionalização como dois pontos que o interior como um todo considera "muito fortes”.

Em Angra dos Reis, situada na Costa Verde do estado, Martha aponta a necessidade de consolidar os instrumentos disponíveis para captação de recursos, que são fundos e lei de incentivo. “Precisamos de melhora nos mecanismos de acesso a verbas, para que o interior consiga ter como participar de melhor distribuição dos recursos. "Porque, sem recursos, a gente não faz política pública”, afirmou.

Outra questão levantada por Martha é a preocupação com a formalização do campo cultural, no sentido profissional. “Não só no campo do serviço público, como também nas diversas áreas artísticas”. Angra vem discutindo a realização de mais concursos públicos e a melhoria da informalidade, que Martha considera uma característica ainda muito forte do setor cultural no interior. “Estamos buscando respostas dos candidatos sobre como formalizar e institucionalizar o campo [da cultura].”


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...