domingo, 10 de agosto de 2014

Seminário discute desafios e perspectivas para o circo e teatro de rua no Brasil

Da Agência Brasil

Artistas do circo e do teatro, políticos, acadêmicos e representantes do poder público se reúnem nesta segunda-feira (11) no seminário O Circo Teatro de Rua e a Cidade, na Escola Nacional de Circo, no centro do Rio de Janeiro. O encontro, que tem patrocínio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, é gratuito e começa às 10h. A proposta é discutir avanços, desafios e perspectivas para a realidade circense atual.
Artistas brasileiros e estrangeiros se apresentam durante o Festival Internacional de Palhaços - Sesc Fest Clown (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Artistas brasileiros e estrangeiros se apresentam durante o Festival Internacional de Palhaços - Sesc Fest Clown, em Brasília Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O seminário foi criado no ano passado pelo Grupo Off-Sina - companhia de circo-teatro de repertório itinerante que desenvolve trabalhos sobre o teatro popular e a arte do riso. Integrante do grupo, a artista Lilian Moraes, palhaça Currupita, explicou que o encontro deste ano tem como tema Registro e Memória: da Tradição Oral para a Escrita.

“Dentro da tradição circense, todos os ensinamentos são passados por meio da tradição oral entre as gerações das famílias circenses. É preciso ter consciência da importância de se resgatar a memória e ter o registro escrito das histórias circenses e dos personagens para que não caiam no esquecimento”, disse Lilian.

A artista contou o encontro também vai discutir os instrumentos necessários para fortalecer a presença do circo nas cidades brasileiras. “O circo e o teatro de rua são importantes instrumentos da construção da cidadania cultural”, ressaltou. “Temos vários espaços de criação e produção, porém ainda poucos espaços de discussão, de estudo, aprofundamento de pesquisas. O seminário traz essa oportunidade do encontro para discutir esse tema tão relevante para nossa área”, completou ela.

Na ocasião será lançado o Almanaque de 25 anos do Off-Sina, publicação que reúne testemunhos, imagens e informações sobre a história e o trabalho do grupo.
 
 
 
CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...