segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A rua é nossa


Já nem lembro a última vez que entrei num carro e girei a chave para ir a algum lugar. Mas lembro de quantos ‘bom dia’ recebi ontem, quando fui caminhando para a feira. Ou daquela sensação deliciosa de descer a ladeira de bike, indo para o trabalho, com o vento batendo na cara.

Parece discurso de gente deslumbrada, riponga. Mas nem é. Carro, hoje, invariavelmente me remete a engarrafamento e prisão. Penso em bike e caminhada e as palavras que me vêm à mente são exatamente opostas: liberdade e trânsito fluido. Não é difícil entender porque tenho escolhido a segunda opção.

E não estou sozinho. Com a Semana de Mobilidade batendo à porta, resolvemos reunir um grupo de pessoas que não costuma ser incluído nos debates sobre mobilidade urbana: as crianças. Perguntamos a elas como imaginam que seria uma rua dos sonhos – dá uma olhada no vídeo fofíssimo ali em cima!
Elas não querem algodão doce no lugar do asfalto nem tapetes voadores. O que elas querem é muito prático: mais árvores para caminhar na sombra, mais espaço para brincar, mais flores para dar cor às cidades. Querem ruas menos agitadas, onde há espaço inclusive para carros. Numa rua dos sonhos, tem que caber todo mundo.

É nessa pegada que vários países celebram, na próxima segunda-feira, o Dia Mundial Sem Carro. No Brasil, a iniciativa começou em 2001 e a cada ano arrasta mais pessoas para fora dos veículos. Mais gente que desliga o motor e consegue enxergar – e construir – cidades mais saudáveis, diversas, democráticas. E mais gostosas de viver.

Fonte: greenpeace.org.br


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...