segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Educação tem papel central no desenvolvimento sustentável


Agência da ONU diz que novo conjunto de metas globais, que passam a valer após 2015, deve destacar benefícios de se fornecer educação de qualidade para todos; Unesco também lança petição online.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, afirmou que a educação tem papel central no desenvolvimento sustentável.

A agência da ONU disse que o novo conjunto de metas globais pós-2015 deve destacar benefícios de se fornecer educação de qualidade para todos.

Objetivos

O relatório de Monitoramento Global da Unesco cita 16 objetivos em relação à educação.
O documento recebeu apoio geral, incluindo do secretário-geral, Ban Ki-moon; do presidente do Banco Mundial, da chefe do PMA e da presidente da Fundação para Desenvolvimento da Comunidade, Graça Machel. A Fundação atua em Moçambique promovendo projetos de educação.
Ban afirmou que “a educação é um direito fundamental e a base para o progresso em todos os países.”

Redução da Pobreza

Segundo a Unesco, os objetivos e os benefícios da educação incluem a redução da pobreza, a melhora da nutrição, da saúde e do bem estar das crianças e a ajuda no processo de igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres.

O relatório cita ainda benefícios no uso da água e outras energias sustentáveis. O documento explica que a educação gera ganhos produtivos e acelera o crescimento econômico.

Segundo a Unesco, a educação ajuda na redução das desigualdades, na proteção do meio ambiente e na formação de sociedades pacíficas e justas.

Petição

A agência da ONU lançou também uma petição online propondo que todos trabalhem e colaborem juntos pela educação.

A lista completa dos signatários será apresentada ao final da sessão da Assembleia Geral 2014, no fim do ano.

Fonte: Rádio ONU.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...